-Uma Explosão de Energia-

Veículos desligados também consomem energia da bateria.

29/09/2011 12:17

Utilizar peças originais é a principal dica para que a corrente stand by não descarregue o acumulador.

Estacionar o carro no shopping para ir ao cinema e fazer compras. Na hora de voltar para casa um problema: ao tentar ligar o veículo ele não dá partida e a luz indicativa da bateria acende. O que muitas pessoas não sabem é que mesmo quando desligados os automóveis consomem energia. E, dependendo do acessório instalado, a carga da bateria pode acabar em algumas horas.

Rádio, alarme, rastreadores e componentes elétricos e eletrônicos que nunca ficam desligados – como a central de injeção – são aparelhos que possuem a chamada corrente de stand by. Ela puxa energia da bateria unicamente quando o veículo está desligado, explica o gerente de produto da Baterias Moura, Antonio Júnior. Segundo ele, dependendo do rádio e alarme instalados, em função da alta corrente de stand by, o acumulador pode descarregar em apenas um dia. “Esta corrente também pode ser provocada por uma falha na parte elétrica do veículo, ao se manter, por exemplo, a iluminação interna acesa sem interrupção”, exemplifica Júnior.

Para evitar esse tipo de situação, o motorista deve sempre comprar peças originais, homologadas pelas montadoras. O excesso de acessórios elétricos não originais, quando mal especificados ou instalados, prejudicam o equilíbrio elétrico, descarregando a bateria antes mesmo que o alternador consiga repor sua carga.

No caso dos rádios, uma medida simples também ajuda a evitar o desgaste: retirar a frente do aparelho sempre que sair do veículo. “Essa parte já consome stand by e conforme o tipo do rádio pode chegar até a 800mA, ou seja, uma bateria normal em horas já estaria sem carga”, afirma Júnior. Outra dica é verificar a capacidade máxima da bateria e do alternador antes de instalar novos acessórios. Sistemas de som potentes, por exemplo, consomem mais energia e, pode ser preciso optar por peças que tenham maior capacidade.

Como não existe um jeito de o motorista identificar se a bateria está sendo prejudicada por causa da corrente stand by, o gerente de produto da Moura aconselha medir a tensão do acumulador antes de ligar o veículo e observar se ele está perdendo carga, mesmo com o carro desligado. Além disso, Júnior indica o uso de peças de confiança ou orientadas por especialistas: “Algumas pessoas não dão tanta atenção a isso, mas a escolha e manutenção da bateria são muito importantes para o bom funcionamento dos veículos”.

Ficou com dúvidas entre em contato conosco.

Pesquisar no site

Contato

LOJA (47) 3232-8662
(47) 9976-1509
RUA: JULIO MICHEL, 466
FORTALEZA
BLUMENAU
POSSUÍMOS SERVIÇO DE DISK-BATERIA 24 HORAS EM BLUMENAU.
LIGUE AGORA E ENVIAREMOS UM TÉCNICO ESPECIALIZADO PARA LHE ATENDER.